codigo contador web

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A IGREJA

A IGREJA

A igreja é a meta de Deus em Seu plano eterno. Cada um de nós, que é salvo, participa dessa meta, a fim de que Deus obtenha Seu desejo segundo Seu bom prazer. Portanto devemos conhecer a igreja.

I. QUE É A IGREJA?

A. Assembléia dos que Foram Chamados

"Sobre esta rocha edificarei a minha igreja" (Mateus 16: 18 - lit. ) .

A igreja é o que Cristo está edificando mediante Sua morte, ressurreição e ascensão. O termo "igreja" é ekklesia, que no grego, significa a assembléia dos que foram chamados. Assim, a igreja é a congregação chamada por Deus para fora do mundo. Não é um templo cristão ou qualquer edifício destinado à adoração de Deus.

B. O Corpo de Cristo

"A igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas" (Efésios 1:22-23).

A igreja é o Corpo, com Cristo como a Cabeça; ela se destina a Cristo, e é constituída de Sua vida e de todos os que crêem Nele. Ela é um organismo vivo e não uma organização, sem vida, tais como os clubes e associações.

O corpo é a plenitude do homem, a sua expressão. Igualmente, a igreja é a plenitude de Cristo, a expressão Dele. Visto que Cristo é Aquele que é ilimitado, extensivo e a tudo enche em todas as coisas, Ele precisa de um grande Corpo para ser a plenitude de Si mesmo, para expressá-Lo em todas as coisas.

C. O Complemento de Cristo

"Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela" (Efésios 5:25).

Essa palavra revela que a igreja é também o complemento de Cristo. Como o Corpo de Cristo, a igreja recebe Sua vida para ser Sua expressão; isso é uma questão de vida. Como o complemento de Cristo, a igreja recebe Seu amor para assim satisfazer Seu coração; isso é uma questão de amor.

D. A Casa de Deus

"Para que (...) fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade" (1 Timóteo 3:15).

Para Cristo, a igreja é Seu Corpo e complemento, enquanto para Deus, a igreja é Sua casa. Por um lado, essa casa refere-se à habitação de Deus, e por outro, à família de Deus, aos membros da casa de Deus. Esses dois aspectos, a família e a habitação de Deus, são simplesmente uma só coisa. A família de Deus é a própria casa para habitação de Deus (Efésios 2:19, 22). A casa de uma pessoa é o lugar onde ela vive, reside e descansa. A igreja, como a casa de Deus, é também esse lugar para Ele. Hoje, o Deus vivo está vivendo, residindo e descansando na igreja.

E. O Novo Homem

"E vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou" (Colossenses 3:10-11).

Assim como toda a humanidade é um velho homem corporativo criado em Adão, a igreja é também um novo homem corporativo. Cristo, tendo abolido na cruz todas as ordenadas que causavam discórdias entre os homens, criou em Si mesmo esse novo homem (Efésios 2:14-15). Esse novo homem leva a imagem do Seu Criador, Cristo, que é sua vida e seu conteúdo. Nesse novo homem, não há ninguém da velha criação, não há raça, religião, cultura ou classe. Somente Cristo é todos os componentes desse novo homem e está em todos eles. A igreja, como o Corpo de Cristo, toma Cristo como sua vida para então ser Sua expressão; a igreja, como o novo homem toma Cristo como sua pessoa para o cumprimento da vontade de Deus.

II. OS ELEMENTOS CONSTITUINTES DA IGREJA

"À igreja de Deus (...) aos santificados em Cristo Jesus , chamados (...) santos" (1 Coríntios 1:2).

A igreja é constituída de todos os que crêem em Cristo e possuem Sua vida. Qualquer pessoa que não tenha crido em Cristo, que não tenha nascido de novo não pode se tornar um elemento constituinte da igreja. Desde que não sejam salvos, mesmo nossos parentes mais próximos não são elementos constituintes da igreja. Somente depois de serem salvos, terem a vida do Senhor, é que se tornarão membros da igreja.

III. OS DOIS ASPECTOS DA IGREJA

A. O Aspecto Universal

"Sobre esta rocha edificarei a minha igreja" (Mateus 16:18 - lit.).

A igreja mencionada pelo Senhor nesse versículo fala do aspecto universal. Ela é única e inclui todos os que creram Nele através das eras e em todos os lugares.

B. O Aspecto Local

"Se ele não os atender, dize-o à igreja" (Mateus 18:17).

A igreja mencionada pelo Senhor nesse versículo fala de uma igreja em uma cidade. Ela é numerosa e seus crentes podem falar a ela. De acordo com o aspecto local, a igreja aparece em todas as cidades. Uma igreja em cada cidade inclui os que crêem em Cristo naquela localidade.

IV. A DESIGNAÇÃO DA IGREJA

A. Não tem Nenhum Nome Especial

A igreja é única e não tem necessidade de nomes especiais. A igreja é a igreja; não deve haver tipos de igrejas, que sejam denominadas segundo seus tipos, tais como a "igreja luterana", a "igreja wesleyana”, etc. Denominar a igreja dessa maneira é desnecessário e não é bíblico.

B. Designada pelo Nome de Sua Cidade

Embora a igreja seja única no universo, ela é numerosa em sua manifestação local. Apesar de haver várias igrejas, uma em cada cidade, elas não diferem em natureza; a diferença reside somente nas cidades onde elas se encontram. Portanto, para designá-la, podemos usar o nome da cidade na qual uma igreja se encontra, como a igreja em Jerusalém (Atos 8:1), a igreja em Antioquia (Atos 13:1), e as sete igrejas na província da Ásia (Apocalipse 1:4, 11).

(Folheto – A Igreja - Editora Árvore da Vida)

Nenhum comentário: