codigo contador web

terça-feira, 16 de março de 2010

ENTRAR NO REINO DOS CÉUS PARA GANHAR O GALARDÃO

Chamando vencedores
Semana 7 - Terça-feira
Ler com oração Ler: Mt 5:3; 16:24; Jo 21:21-22; Rm 1:9; 2 Pe 1:7
"Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me" (Jo 21:22)
Quanto a ti, segue-me

A principal exigência do Senhor para que sejamos vencedores é que neguemos a nós mesmos durante nossa vida cristã. Esse é o item mais importante da vida da igreja, revelado pelo Senhor Jesus em Mateus 16:24.

Antes pensávamos que a eficácia de negarmos a nós mesmos estava relacionada com a quantidade de sofrimentos que teríamos de suportar em cada circunstância difícil que nos sobrevinha. Também tínhamos o conceito de que o sofrimento que nos acometia correspondia a algum erro nosso. Louvamos ao Senhor, pois fomos iluminados e vimos que não é a quantidade de sofrimentos circunstanciais que determina o nosso crescimento de vida, tampouco é o sofrimento que nos sobrevém em razão de nossos erros, pois esse tipo de sofrimento é justo e merecido.

Como temos visto na experiência do apóstolo Pedro, negarmos a nós mesmos diz respeito principalmente a dois aspectos de nosso viver: nosso amor natural e nosso serviço ao Senhor.

Às vezes, amamos algum irmão de forma natural e queremos fazer de tudo para agradar-lhe. Esse amor, entretanto, tem origem na parte boa de nossa alma. Precisamos orar ao Senhor para iluminar o nosso coração, arrepender-nos e esvaziar-nos constantemente até mesmo das coisas boas que provêm de nossa vida da alma, como preferências e sentimentos naturais.

Quanto mais nos arrependemos e nos esvaziamos diante do Senhor, mais Ele alarga nosso coração; logo, Sua vida ganha espaço em nós, pouco a pouco. Um dia, nosso amor humano pelos irmãos será totalmente preenchido com o amor ágape, que provém da vida de Deus (2 Pe 1:7). Aleluia!

Quanto ao nosso serviço ao Senhor, na vida prática da igreja, precisamos conduzir bem as reuniões, ofertar, administrar o local de reuniões e organizar os demais serviços. Tudo isso é bom e necessário, mas apenas quando nos conduz ao principal item da vida da igreja, que é negarmos a nós mesmos para seguirmos o Senhor. Isso significa que todo o serviço que desempenhamos na vida da igreja deve ser feito no espírito, sem a participação de nossa vida da alma (Rm 1:9).

Quanto mais a vida de Deus cresce em nós, mais nos tornamos capazes de enxergar nossa vida da alma, pois o Espírito Santo em nosso interior constantemente ilumina e amadurece o nosso coração.

Para sermos vencedores, o Senhor vem nos iluminar, conscientizando-nos dos vários aspectos da vida da alma existentes em nosso viver, a fim de que dia a dia neguemos a nós mesmos.

O Senhor fez isso a Pedro em João 21. Após lhe ter dito: "Quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres" (v.18), Pedro não ficou satisfeito e quis saber como ficaria a situação de João. Então ele perguntou ao Senhor: "E quanto a este?" (v. 21). O Senhor lhe disse: "Se eu quero que este permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me" (v. 22).

Podemos passar pela mesma experiência, por exemplo, quando temos a oportunidade de servir na igreja com determinado irmão. Quando percebemos que o Senhor tem concedido especial graça e misericórdia a ele, qual é o nosso sentimento? Se sentirmos inveja ou despeito, percebamos logo o que o Senhor quer mostrar-nos com isso. Certamente Ele nos revelará, nessa situação, que estamos introduzindo nossa vida da alma no serviço a Ele.

Essa atitude desagrada a Deus, mas não desanimemos; antes, demos graças ao Senhor por não estarmos fadados a permanecer nessa condição. Cada vez que Ele nos mostrar um aspecto de nossa vida da alma, devemos arrepender-nos e nos esvaziar, e assim nos encheremos da vida divina. Graças a Deus! Quando nos arrependemos, somos purificados, perdoados e temos, a partir de então, um novo começo diante do Senhor. Aleluia!

Palavra-chave: Não desanimemos!
Pergunta: Que lição aprendemos com a experiência de Pedro em João 21:22?

Nenhum comentário: